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A partir de um oramento de marketing estabelecido, defina objetivos metas para alcana-lo!


Vou comear com uma pergunta simples para te dar um motivo de refletir e acompanhar este post at o fim!


Vimos em posts anteriores que toda empresa tem que definir um objetivo e traar metas para alcana-lo, e mais, para isso preciso ter planejamento, a questo que considerando que para percorrer este caminho preciso ter dinheiro como possvel a execuo de um planejamento sem um oramento disponvel?


Vamos um pouco alm? 


Vou colocar outra questo no ar para voc refletir!


Vamos imaginar duas situaes, a primeira como podemos definir um oramento de marketing para o inicio de um negcio e a segunda situao como definir o oramento de marketing digital para um negcio em andamento.



Tudo Depender do Seu Poder de Investimento


A primeira situao  mais trabalhosa e depender muito do seu plano de negcios


Uma empresa nova tem que fazer uma srie de pesquisas, basicamente  preciso percorrer todo o caminho de construo do empreendimento, criar a Marca j uma etapa bastante complexa, depois preciso analisar o MIX de marketing (4 P.A.C), analisar a empresa (Anlise Swot) e o mercado (5 Foras de Porter), construir, administrar e gerenciar o portflio de produtos (Ciclo de Vida dos Produtos e Matriz BCG), tem bastante coisa para fazer, tudo isso e mais um pouco far parte do Planejamento da Estratgico de um empresa em "inicio de carreira", no final de tudo basta definir o oramento de Marketing.


UFA .... Nem acredito que fiz este resumo em poucas linhas!


Observao Importante... Amigo(a), a maioria dos temas mencionados acima foram abordados em posts anteriores, procurei em cada um deles ser o mais objetivo possvel, no se atenha apenas a este contedo, possvel se aprofundar muito mais em cada assunto, voc tem a opo de fazer contato comigo ou buscar na Web mais informaes sobre os temas que mais te chamaram a ateno e que de alguma forma podem ajudar no desenvolvimento do seu negcio, afinal esse o objetivo final.


A segunda situao salvo que seja feito um aporte para investimento em oramento tem como mtrica para clculo de oramento de marketing o exerccio anterior.


Para o resultado de oramento de marketing ficar completo usaremos como base de clculo os dados de faturamento de um exerccio anterior fictcio e de 4 meses, agora, o que voc acha de aproveitar a oportunidade para calcular e estabelecer uma meta de crescimento para o prximo ano?


Vamos por partes para no ficar complicado, primeiro voc precisa montar uma tabela com os dados da sua receita ms a ms, isso bem simples, e vamos aproveitar a mesma tabela para encontrar a taxa de crescimento e o valor da margem que voc aplicar para conhecer o seu oramento de Marketing, inclua na sua tabela os seguintes itens e me acompanhe no raciocnio.


Obs. Margem por venda o valor que voc usar como base para definir o oramento de Marketing de um exerccio de projeo.



Tranquilo? Fez a linha ms a ms? Isso bsico de Excel hein... arredondei a linha Tt$ Ms mas os clculos esto com numeros inteiros ok!


Continuando...


Existem outros itens interessantes de anlise para outros fins que poderamos incluir na tabela, mas para o que estou me propondo os dados criados no quadro 1 so o suficiente.


Montada a tabela, caso queira outras anlises aplique a frmula da Taxa de Crescimento, vamos falar da frmula na sequencia, voc pode definir a taxa de crescimento de numero de pedido, de faturamento, de numero de visitas e o que mais for importante para voc fazer as analises que quiser, para esta tabela vamos saber a taxa do aumento de pedidos de venda, determinando os meses como coluna e o N de Pedidos/ms como a linha, se voc aplicar a frmula da taxa de crescimento nesta situao chegar a uma taxa 4% para a tabela do Quadro 1. 


Eu ia explicar aqui como calcular a Taxa de Crescimento para voc mas encontrei um site que faz isso muito bem, super didtico, acho que eu no faria melhor, veja depois que voc terminar de ler este post, segue o link - Como Calcular Taxa de Crescimento


Calcule a taxa de crescimento no automtico com o Excel, bem fcil, montada a tabela ms a ms v em uma clula qualquer e aplique a frmula, esta eu vou tentar explicar porque mais complicadinha, veja um exemplo da frmula de Excel abaixo, no lugar de "Y" que uma coluna insira a ultima clula da tabela, e no lugar de "X" que outra coluna insira a primeira clula, a letra "L" a linha da tabela e o 12 o perodo em meses da sua apurao menos 1, no esquea de selecionar a resposta em porcentagem.


=(YL/XL)^(1/12)-1    Fcil?

  Achou esquisita a explicao? Faa contato comigo que te ajudo!


Agora vamos entender como calcular a Margem que voc ir utilizar como base para definir o oramento de marketing para um exercicio ou perodo de projeo, vamos fazer o clculo em reais e a partir da obter o valor gasto de Marketing por venda, simples, a partir da tabela que voc construiu vamos calcular o valor total da receita (N Total de Pedidos do Perodo X Valor Mdio de Venda do Perodo), o resultado do total da receita menos o total das despesas dividido pelo numero de vendas formar a Margem por Venda antes do Marketing.


Da forma que expliquei no pargrafo anterior ficou bem genrico e a coisa simples mesmo, no tem o que inventar, reveja abaixo como foi feito o clculo.


Clculo Receita = (N Total de Pedidos do Perodo X Valor Mdio de Venda do Perodo)


Clculo Margem = (Receita - Total de Todas as Despesas do Perodo)/N Vendas da empresa


Lembrando que a Margem por venda o valor que voc usar como base para definir o oramento de Marketing ento como fica o clculo considerando que j temos a receita?


Para ficar ainda melhor o entendimento usei os dados do exemplo dado no Quadro 1 e montei uma tabela do calculo da Margem por venda antes do marketing, veja como ficou!



No exemplo acima com o resultado da Margem por venda antes do Marketing foi definida em R$19,6594, deste valor quanto voc pode disponibilizar para o novo oramento para os prximos quatro meses por exemplo? 


Para respondermos esta questo vamos criar um parmetro, quanto foi o oramento de marketing no periodo do Quadro 1? Veja o calculo na tabela abaixo!



Como foi feito o clculo?


O clculo foi feito encontrando a mdia da receita (257.104,74/4=R$64.276,18) e depois dividindo esta mdia pelo numero de pedidos de vendas (R$ 64.276,18/5448)=R$ 11,7981, lembrando que a receita e o n de pedidos foram retirados so do quadro 1.


Olha s que bacana, agora podemos saber quanto foi o oramento de marketing ms a ms para o nosso exemplo, simples, multiplique R$ 11,7981 (Quadro 3) pelo numero de pedidos do ms e voc tem a resposta.



Agora a pergunta que no quer calar...



Qto da margem (R$) ser disponvel para Marketing por venda?* 


No nosso exemplo qualquer valor at R$ 19,6594 para o novo oramento estaria correto. Para o periodo de apurao (Quadro 1) a aplicao por venda foi de R$ 11,7981 e a Taxa de Crescimento de pedidos de venda foi de 4%, lembra que expliquei no comeo do post?


Se o objetivo da empresa referente a Taxa de Crescimento e faturamento for o mesmo podemos apenas repetir o valor de R$ 11,7981 para aplicao, este valor a nossa referncia para decidir em aumentar ou no os objetivos financeiros e o teto a Margem por venda antes do Marketing.


Uma questo importante que preciso observar se a disponibilidade da diferena entre Margem por venda e Oramento de Marketing (Quadro 5) no est comprometida.


Voc concorda?

??????? 

Com tudo que foi dito at aqui, voc concorda com a importncia de definir o oramento de Marketing para a sua empresa?


E no Prximo Post...


No prximo post eu vou te ensinar a definir a participao dos seus produtos no faturamento da sua empresa e usar as informaes para a Matriz BCG, estas informaes te ajudaram a entender o ciclo de vida dos seus produtos e escolher o melhor produto para uma campanha de Marketing de acordo com a necessidade da sua empresa, no perca!