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?SEO - Entenda o Que Preciso Saber e Conhea Quais so os Principais Fatores de Otimizao



Neste artigo voc?? ajudar no desenvolvimento de Sites


As aes geradas a partir de uma anlise SEO tem como pilar a experincia do usurio (UX), tudo por ele e para ele considerando que o UX  o produto final dos buscadores, para isso, analisar pontos importantes pgina por pgina fundamental.


Um ponto a destacar para o sucesso de uma otimizao SEO, independente do tipo do seu negcio, a plataforma de hospedagem utilizada, ela deve permitir o desenvolvimento da estrutura do site, fatores como velocidade e "responsividade" so as principais causas do insucesso de uma Otimizao on page, neste contexto, estando tudo ok, o uso de palavras chave a partir da anlise da concorrncia na otimizao pode fazer a diferena no posicionamento para mecanismos de busca.


Dica de Consultor para a sua Otimizao SEO on Page!


A intenso deste artigo te deixar atento aos principais pontos para uma otimizao SEO on page de qualidade, a forma como voc ir aplicar tudo que for mostrado uma questo que vamos falar em outro momento.


Nunca esquea que o foco da otimizao SEO o usurio, tome cuidado para no exagerar na aplicao da sua principal palavra chave e busque uma metodologia que te ajude a controlar o uso excessivo.


Em vrios artigos deste site voc ver a meno sobre a importncia do usurio, inclusive no artigo sobre introduo a Consultoria SEO foi dito que:


"Se voc focar na experincia do usurio (UX), a indexao nos mecanismos de busca do maior nmero de pginas ser consequncia"



Checklist dos principais fatores de Otimizao on page a partir de uma anlise SEO!


Supondo que voc j fez as pesquisas de palavras chave em relao ao seu mercado e sua concorrncia e que j tenha a sua ferramenta preferida para controlar o uso excessivo dos seus principais termos em suas pginas, vamos agora ao que interessa, o ponto a ponto a ponto da sua otimizao on page.


Otimizao SEO on Page



Principais Fatores de Otimizao


No pense em palavras chave apenas visando a indexao nas buscas,  preciso ver o que a sua concorrncia est usando e o que ativa a busca nas pesquisas para traar um planejamento de insero destes termos em seu contedo.


Esta tarefa pode no ser to simples quanto parece, nesse caso, contratar uma Consultoria SEO especializada pode ser a soluo.


1 - Acessvel as ferramentas de pesquisa


Ter Status da indexao cdigo 200 e estar livre de Tags de bloqueio de contedo o primeiro passo, pginas que no podem ser rastreadas ou indexadas no tm oportunidade de classificar nos resultados de busca. Antes de trabalhar a palavra-chave ou ajustes visando alavancar outras tcnicas de otimizao, essencial garantir que esta pgina est acessvel.


2 - Amplo uso de palavras chave no documento


Sim, mas com cuidado como "Keyword Stuffing"! Os motores de busca e os usurios esto ambos buscando as palavras-chave especficas no texto da pgina, o emprego de palavras-chave no contedo do documento no apenas uma boa prtica, mas uma parte essencial do SEO (e boa experincia para o usurio).


3 - Ttulo da pgina


Os motores de busca consideram o elemento TITULO como o mais importante para identificar palavras-chave e associar a sua pgina com um tema ou conjunto de termos. Basta uma pesquisa simples que voc comprovar que os rankings so fortemente influenciados pelo uso de palavras-chave EXATAS no ttulo de sua pgina.


???????As pginas que utilizam a palavra-chave exata na parte frontal do Ttulo, se beneficiam grandemente na classificao. Existe uma relao direta entre a proximidade com a frente do elemento ttulo e como pode ser visto pelos motores, e quanto mais para trs no ttulo a pgina a palavra-chave aparece, pior a correlao com altas classificaes.


4 - Uso apropriado da tag rel canonical


Se a tag canonical apontar para uma URL diferente, os motores de busca no vo contar a pgina como sendo a principal, portanto, no ter a oportunidade de classificar e posicionar. Certifique-se de que voc est segmentando a pgina corretamente e, em seguida, mude a tag canonical para referenciar a URL. Normalmente, por padro, a maioria das plataformas tem este procedimento feito automaticamente na programao de suas pginas.


???????A tag URL cannica se destina a ser utilizada apenas uma nica vez em uma URL, sua ao parecida com um redirecionamento 301, o que muda o objetivo que no caso da tag rel canonical de mostrar aos buscadores que a pgina no duplicada. Para garantir que os motores de busca analisem corretamente empregue-a apenas uma nica vez em cada pgina.


5 - Uso apropriado da palavra chave na pgina


Contedo do texto muito importante para os novos algoritmos, e afim de otimizar suas chances de classificao mais elevada para a palavra-alvo, recomendo o uso da palavra-chave exata no documento. Lembre-se que o Google sabe quando voc est apenas colocando a palavra chave no documento (black hat) ou se o contedo faz sentido. Escreva sempre contedo original e que faa sentido.


Obs: A quantidade de palavras chave que voc vai usar depende do tamanho do seu contedo de texto, mais uma vez fica o lembrete do cuidado com o excesso de palavras chave.


6 - Uso de Palavras Chave no Ttulo


Usar a palavra-chave exata mais que uma ou duas vezes no ttulo pode ser percebida como enchimento ou tentativa de spam, no caso de usar duas palavras exatas, o recomendado  buscar a semntica, hoje com a inteligncia artificial os buscadores esto buscando novas formas de identificar contedo mal intencionado j a partir do ttulo.


???????Pginas da Web so destinadas a terem um nico ttulo e um nico tema, tanto para a acessibilidade quanto para a busca, esse o principal objetivo da otimizao, dando consistncia a uma pgina para uma palavra chave exata.


???????Os motores de busca consideram o elemento Ttulo o lugar mais importante para identificar palavras-chave e associar a pgina com um site de contedo ou loja virtual.





Fatores de Otimizao SEO que Voc Deve Usar



?   Uso da palavra chave Exata no contedo da Pgina:

Os motores de busca e os usurios buscam as palavras-chave exatas no texto da pgina. Empregar palavras-chave exatas do documento no apenas uma boa prtica, mas uma parte essencial do SEO que oferece boa experincia do usurio, lembre-se que o texto tem que fazer sentido.



?   Uso das palavras chaves no atributo ALT das imagens (Alt Attribute):

O uso de palavras-chave no atributo ALT de uma imagem em uma pgina est correlacionada positivamente com boas classificaes, ele tambm ajuda consideravelmente com a pesquisa de imagens que hoje uma tendncia.


?   Apenas um tipo de meta tag para a Descrio da Pgina:

Tags de Descrio mltiplas podem confundir os motores de busca e no vo ajudar com rankings ou trfego busca.


?   Quantidade suficiente de palavras no contedo da pgina:

Os motores de busca procuram pginas que contenham contedo legvel pelas mquinas e que cumpram os objetivos de seus visitantes, ter um contedo prximo de 600 palavras  uma faixa razovel para competio e para que os motores entendam a sua pgina.


?  Cuidado com caracteres especiais na url:

Caracteres especiais nas URLs podem causar problemas com acessibilidade, interpretao e classificao nos motores de busca, por este motivo o Google entende estas urls como "no amigveis".


?   Evitar excesso de palavras chave na URL:

O excesso de palavra chave na URL pode ser percebida pelos motores de busca como uma ttica de spam e tambm ir inibir potenciais visitantes quando visto nos resultados da pesquisa.


?   Uso da palavra chave na sequencia da URL:

Palavras-chave na sequncia de URL ajudam a adicionar relevncia para a pgina nos buscadores, auxilia pesquisadores e usurios na identificao de contedo e tpico da pgina ao visualizar a URL e mais valor quando usado como o texto ncora dos links de referncia.


?   URL esttica:

URLs com parmetros dinmicos tm sido apresentados em pesquisas de correlao com pior desempenho no motor de pesquisa e rankings de URLs estticas.


?   Uso apropriado da palavra chave exata na Tag H1:

A cada dia o emprego da palavra-chave exata na tag H1 ajuda nas classificaes adquire um certo valor. Esta ao considerada uma das melhores prticas para a acessibilidade e para descrever o contedo de uma pgina, por isso muito recomendada.


Vale observar que usar mais de uma vez a palavra chave exata no H1 ou H2 pode ser percebido negativamente pelos motores de busca e pode afetar o ranking, a sugesto  manter o uso de palavras-chave no H1 apenas uma vez.


?   Tamanho apropriado do Ttulo da Pgina:

A parte visvel do ttulo da pgina nos resultados da pesquisa vai at 70 caracteres, ttulos maiores do que isso aparecem muitas vezes cortados e com reticncias. A fim de otimizar o ttulo o melhor possvel, devemos fornecer a melhor chamada para a ao das pesquisas, portanto, mantenha a tag de ttulo com o comprimento recomendado.


?   Evitar autocanibalizao da palavra chave:

uma boa prtica em SEO trabalhar cada palavra-chave em uma nica pgina ou conjunto de pginas altamente relacionadas a histria do termo, esta ao impedir que os buscadores determinem que esta pgina no o alvo da busca pretendida, neste caso a sugesto certificar-se que as ligaes internas e de ncora tenham uma sequncia relacionada ao assunto proposto.


???????No bom criar diversas pginas internas com a mesma palavra chave ou texto ancora e lincar essas pginas umas nas outras, salvo que o assunto, mesmo que sendo o m seja uma sequncia relacionada. Note que lincar e receber links de outro website com contedo relevante pode ser mais positivo (link externo).


?   Uso adequado da palavra chave em negrito, itlico e sublinhado:

No teste, os motores de busca parecem ter uma preferncia (ainda que ligeira) para pginas que empregam principalmente a palavra-chave exata em negrito, do que as que no utilizam este elemento. Isso tambm pode ser til para ajudar os usurios a encontrar mais facilmente as referncias a suas consulta de pesquisa graas ao uso do negrito na palavra chave exata.


No foi encontrada comprovao do uso dos termos em itlico e sublinhado, neste caso, acredita-se que esta ao pode ajudar na experincia do usurio. Alguns sistemas de anlise conhecidos, tal como Moz e ScreanFrog, apontam estas formataes como fator de otimizao.


?   Uso da palavra chave exata na Descrio da pgina:

Usar a palavra chave exata na meta tag descrio (descrio que aparece no Google abaixo do Ttulo da pgina) cria destaque e visibilidade para os pesquisadores, normalmente estes termos sobem em negrito nas pesquisas, no entanto, empregar a palavra-chave excessivamente na descrio meta pode ser entendido como um sinal de spam para os motores de busca e, provavelmente, ir diminuir o desejo de um pesquisador em clicar no seu resultado caso ele aparea.


?   uso correto da Meta Descrio:

A Meta descrio pode influenciar os rankings de resultados, esta ao valiosa e ajuda a melhorar o click-through-rate dos pesquisadores a partir da pgina de resultados por fornecer o contexto para os visitantes sobre o tema e o foco da pgina. Mantenha a consistncia na palavra chave exata na meta Descrio.


?   Apenas uma Tag H1:

Melhores prticas, tanto para SEO quanto para acessibilidade, sugerem o uso de apenas uma tag H1. Esta Tag funciona como uma manchete da pgina, por isso, o ideal manter apenas uma para no confundir os buscadores. Apesar de no ser to relevante quanto o H1, considere empregar H2, H3, H4 e assim por diante para criar uma semntica consistente para os buscadores, esta ao poder ajudar a alcanar melhores resultados com a visualizao de texto.


?   Evitar links externos excessivos:

Lincar para outros websites relacionados geralmente uma boa coisa, mas como acontece com muitas tticas de otimizao SEO, a moderao o melhor caminho. Empregando um elevado nmero de links externos seguidos far com que os motores de busca passem a no dar muito valor para seus links, bem como desencadear problemas potenciais de spam ou manipulao (especialmente se esses links no esto apontando para sites de alta qualidade ou sites confiveis).


?   Evite o excesso de links internos:

Empregar uma quantidade excessiva de links internos no pode prejudicar diretamente o valor de uma pgina, mas pode influenciar a quantidade de suco de link enviado por esses vnculos e diluir a sua capacidade para ajudar a obter as metas com os links rastreados, indexados e classificados.


?   Tamanho apropriado da URL:

Os motores de busca, muitas vezes, vo limitar a exibio da URL em 110 caracteres e com isso passar menos valor palavra-chave em URLs maiores. O recomendado limitao do comprimento da URL sempre que possvel.


?   Subpastas na URL:

A quantidade de subpastas em uma URL parece correlacionar-se com os rankings. URLs com menos barras direita conseguem melhor resultado do que aquelas com mais barras. Alm disso, os representantes do motor de busca tm recomendado que excessivas subpastas em uma sequncia de URL pode ser um sinal de que a pgina muito profunda na estrutura do site e pode ser menos valiosa, no valendo a pena rastrear, indexar e classificar. Aprofunde-se mais a respeito deste tema!


?   Tamanho apropriado da Meta Descrio da Pgina:

Em tempos de algoritmos que buscam a semntica e a inteligncia artificial para entender o usurio, a descrio da pgina passa a ter valor no posicionamento e competio na busca orgnica, hoje possvel ter metas descrio mais persuasivas com at 320 caracteres.


?   Evite usar a Meta Tag de palavras chaves:

Este tema hoje em dia polemico, os motores de busca dizem que ignoraram a meta tag de palavras chaves como um sinal de ranking, sabendo disso, talvez no seja interessante correr o risco de ser considerado spaming ou fazer uso de Black Hat utilizando essa tag para suas palavras chaves. 


Embora tecnicamente no prejudique a classificao, ela pode ser usada por concorrentes como um mtodo para extrair os termos alvo e, em contra partida, existem outras formas de pesquisar a concorrncia, em funo disso, particularmente recomendamos o uso moderado, o limite 200 caracteres.


?   Empregar links externos:

Lincar externamente algo que os motores tm sugerido e premiado, muitos testes confirmam isso. Assim, a sugesto  lincar pelo menos um website (se possvel vrios). Verifique que esses websites tenham um bom page-rank e nunca compre ou pague para algum ou alguma empresa criar links externos para seu website, pois o Google saber e sua pgina ser penalizada nas posies.


?   Posicionamento da palavra chave na Tag H1:

Assim como a palavra-chave em destaque no elemento ttulo da pgina pode impactar positivamente o posicionamento, assim tambm recomendvel colocar a palavra-chave exata iniciando no seu H1 ainda que ele tenha um impacto leve nos rankings.


?   Uso da URl Cannica:

Embora a tag URL cannica seja geralmente considerada como uma forma de resolver os problemas de contedo duplicado, pode ser extremamente sbio us-la em todas as pginas (uma vez) de um site para ajudar a prevenir quaisquer sequncias de consulta duplicadas. A tag URL cannica uma prtica recomendada para ajudar a prevenir problemas futuros, mesmo que nada seja especificamente duplicado ou problemtico hoje em seu website.



Otimize o seu site o mais rpido possvel





Otimize seu site o mais rpido possvel e fique atento porque em breve teremos outros artigos sobre o tema para te ajudar, inclusive, o prximo vou mostrar uma metodologia de aplicao que ir levar sua otimizao para outro nivel.


Espero que este artigo tenha te ajudado a conhecer mais o universo da otimizao SEO on Page!


Fonte: RD Station???????, ???????Matt CuttsGoogle