builderall

Quem vem primeiro, a Auditoria de Contedo ou a Anlise de Contedo?


Antes de pensar em como fazer uma auditoria de contedo ou uma analise de contedo o mais importante entender a diferena e perceber como cada contedo gerado por sua empresa est inserido no seu Mix de Marketing seja ele de produto ou de servio.


A Anlise de Contedo  o estudo de cada parte do seu contedo a fim de definir a sua natureza e a que ele se prope, qual a sua funo, como dizem por ai, qual a dor do seu cliente e que o seu produto ou servio pode curar,


... enquanto que ...


A auditoria de Contedo  a definio sistemtica da eficcia gerada por seu contedo a partir dos resultados pr determinados e estabelecidos a partir da definio de um objetivo,

Resumindo, defina seu produto, analise sua funo e audite o seu resultado!


Fcil hein ...


Mas nem tanto ...


Inclusive, no decorrer deste artigo voc ir perceber que para analisar e auditar um contedo ser preciso ter outras anlises em mos tais como, anlise de tendncias, anlise de comportamento, anlise de canais de distribuio e mais as anlises que forem necessrias para entender o seu negcio e atingir um objetivo traado a partir de uma estratgia desenvolvida, depois voc audita tudo.


Definimos a funo da Anlise Contedo e da Auditoria de contedo?



Qual a relao da Auditoria de Contedo com a Anlise de Contedo.


Sobre como entender como fazer uma auditoria de Contedo ou mesmo uma anlise de contedo e qual caminho seguir, vamos justamente, a partir da aplicao do conceito bsico de Mix de Marketing, classificar que o contedo para o seu pblico alvo a ser analisado e auditado faz parte do ?P? de promoo do seu Mix de Marketing.


 O ?P? de promoo que faz parte dos 4Ps do Mix de Marketing envolvem as atividades relacionadas a divulgao da empresa, da marca, dos seus produtos e servios e esto divididos nas aes de propaganda, publicidade, promoo de vendas, relaes pblicas, assessoria de imprensa, entre outros... 


... em resumo, a forma que o seu contedo chega ao seu pblico alvo.


 Para deixar esta compreenso mais completa no deixe de ler o artigo mencionado anteriormente sobre Mix de Marketing no Marketing Digital, nele, vamos alm do conceito dos 4Ps, vamos te apresentar os 4P.A.C.


Mais ou menos porque para chegar a esse ponto preciso entender algumas coisas antes,


No tem como fazer uma auditoria de contedo ou anlise de contedo para negcios sejam eles fsico ou digitais sem entender alguns conceitos bsicos de Marketing,


Corra os outros artigos aqui do Blog da AM3D Marketing que voc vai perceber com facilidade quais so estes conceitos bsicos, aps a leitura deste artigo comece por ?Mix de Marketing no Marketing digital?


CONTINUANDO ... S QUE DEPOIS ... PORQUE O FOCO AGORA AQUI!



O que preciso fazer para mensurar as informaes afim de gerar relatrios de anlise?


MAS QUAL A FERRAMENTA QUE VOC PODE USAR PARA PROCESSAR UMA ANLISE OU AUDITORIA DE CONTEDO?


Digamos que no existe uma ferramenta nica para analise de contedo, o motivo simples, as informaes vem de vrias direes e cada empresa tem a sua particularidade, isto , cada empresa tem um pblico diferente e que gera informaes especificas para alimentar seus relatrios a fim de utilizar as informaes obtidas para tomada de deciso.


Neste contexto o mais importante na anlise de contedo perceber, identificar e ampliar os resultados positivos dos diversos relatrios gerados,


A exceo de ferramentas de anlise e auditoria de estrutura de site os principais canais utilizados e capazes de gerar os primeiros relatrios para uma anlise e posterior auditoria de contedo so:


Relatrio da e-Bit para e-Commerce e voc tambm pode ter um cadastro gratuito na e-Bit com direito a vrios relatrios sobre e-Commerce acesse ebit.com.br 


Consumer Barometer: Ajuda a entender como as pessoas usam a Internet em todo o mundo

consumerbarometer.com/en/


Google Trends: Ajuda na gerao de insights para planejamento e justificativa de escolha de campanha. trends.google.com.br/trends/


Google Analytics: Esta ferramenta a mais usada, no vou me aprofundar na explicao dela porque um artigo pouco para descrever o quanto o Google Analytics importante, com a configurao correta desta ferramenta voc pode gerar informaes valiosas para o seu negcio on line referente ao seu pblico, referente a origem de acesso ao seu site, ao contedo, as converses, enfim, use o link a seguir para comear a estudar e entender como funciona. support.google.com/analytics/answer/4553001?hl=pt-BR



E para ajudar a entender ainda mais o seu negcio on line o Google te fornece uma conta DEMO de funcionamento do Google Analytics, faa login na sua conta do Google Analytics e clique no link abaixo que automaticamente voc ver a DEMO na sua conta, enfim, caso voc seja iniciante com estes dois ltimos links voc acaba de ter o caminho para comear a estudar. analytics.google.com/analytics/web/demoAccount


Podemos dizer que existem dois tipos de Auditoria de Contedo e Anlise de Contedo


Para alguns pode ser que seja a mesma coisa mas depois de tudo que foi dito aqui o que voc acha?


Sim, existem dois tipos de auditoria de contedo e anlise de contedo para negcios on line, a explicada at aqui que envolve o seu produto no contexto do ?P? de promoo do mix de Marketing da sua empresa e o a do ?P? de Praa que envolve a composio da sua estrutura digital tendo o cliente como o centro de todas as coisas e o quanto ela (Sua Estrutura Digital) est adaptada quanto a sua navegabilidade e usabilidade.


Mas porque ?P? de praa para uma Estrutura Digital? Vou te responder com uma pergunta... Onde est o seu cliente?


Em um outro artigo do nosso blog abordamos esta matria e falamos sobre a importncia da Consultoria SEO e Otimizao de Sites para negcios on line e o quanto ela importante para a manuteno de posicionamento orgnico nos buscadores, veja o artigo completo, segue link importancia-da-consultoria-seo-e-otimizacao-de-site


Este assunto ainda ser tema de outros artigos!




Quem disse que voc no pode ter um site competitivo?


A partir do momento que voc entender que um negcio on line tem que ter os mesmos cuidados que um negcio fsico com certeza tudo ocorrer como deve ser, neste artigo o foco foi mostrar o que preciso saber para entender o que uma Auditoria de Contedo e uma Anlise de Contedo.


Vimos que existem outros tipos de Auditorias e Anlises como por exemplo a Estrutural que aquela que mostra vrias informaes do seu negcio para os buscadores e a financeira que permite dentre outras coisas gerar relatrios da viabilidade financeira e econmica da sua empresa, tem o tal de ROI, Markup, Margem de Contribuio, Ponto de Equilbrio, e vrios outros indicadores importantes para voc manter seu negcio saudvel.


Estamos criando um artigo sobre este assunto, vale frisar que ainda sobre a otimizao de Estrutura de site que a AM3D Marketing est entre poucas empresas que dominam a tcnica verdadeira de posicionar um site na primeira pgina do Google.


No existe promessa, preciso fazer uma pr anlise para um diagnstico de possibilidade de posicionamento, a presena do produto ou servio bem como o posicionamento da concorrncia influncia diretamente em um trabalho de SEO.


A imagem acima s um resumo, preciso usar vrias outras ferramentas de anlise e diagnstico para se ter ideia da dimenso e necessidade de cada empresa, no caso da AM3D Marketing a meta a busca orgnica de posicionamento regional para Marca e nacional para artigos, hoje disputamos a primeira pgina para a marca e temos neste momento 6 de 8 artigos tambm na primeira pgina.



Qual a relao da Auditoria de Contedo com a Anlise de Contedo.


Podemos dizer que existem dois tipos de Auditoria de Contedo e Anlise de Contedo


Quem disse que voc no pode ter um site competitivo?


Fazemos com a nossa prpria marca e imagem um grande laboratrio para repassar para a sua empresa o que h de mais seguro quando o assunto a busca orgnica, mesmo porque, dependendo do erro a punio pode acabar com seu negcio.


Esperamos ter conseguido transmitir a mensagem neste artigo da importncia da Auditoria e Anlise de Contedo, no um assunto to simples para quem no tem o conhecimento adequado pelo simples fato de que os resultados apurados objetivam o crescimento do seu negcio, por isso, sempre que possvel consulte um especialista.


Como prova de que usamos nossa estrutura e contedo como aprendizado e para testes temos este artigo que voc acabou de ler publicado, indexado e na primeira pgina do Google com vrios termos de frase na 1 pgina em MENOS de 24hs.